Astrologia védica – eixo cármico rahu e ketu

Rahu e Ketu são os meus tópicos preferidos na astrologia oriental. Na astrologia ocidental, Rahu é conhecido como “north node” e Ketu representa o “south node”. Para descobrir qual é o eixo cármido de uma pessoa basta primeiro: acreditar em astrologia, mas acreditar não como uma ciência ou uma religião, acreditar como um meio de auto-conhecimento. E segundo, fazer o mapa astral védico. Neste, pode-se encontrar o Rahu e o Ketu. 

Para os indianos, Rahu e Ketu representam um dragão que teve sua cabeça separada do corpo. Assim, o Rahu tornou-se a cabeça e o Ketu tornou o corpo do dragão. Vale ressaltar que na visão da astrologia védica ou hindu, Rahu&Ketu sempre trarão problemas para as pessoas. Essa me parece ser uma visão um tanto pessimista, embora eu acredite nela até certo ponto. Já para a astrologia ocidental, os nodos norte e sul da lua são na verdade lições e aprendizados da alma.

Para ambas as astrologias, Rahu e Ketu sempre estarão situados no mapa astral com 7 (sete) casas de distância um do outro. Para aqueles que nunca viram um mapa astral, este possui 12 (doze) casas astrológicas e 12 (doze) signos zodiacais. Cada pessoa possui um Rahu e um Ketu no mapa natal. A leitura e a interpretação desses nodos lunares deve ser feita levando em consideração a casa astrológica onde se encontram e o signo em que estão (nunca estarão na mesma casa nem no mesmo signo).

Rahu e Ketu não são planetas e não tem forma física. O Rahu indica o caminho a ser percorrido pelo indivíduo, já o Ketu pressupõe aquilo que o ser humano aprendeu em vidas passadas e nesta vida precisa desapegar-se para a alma evoluir. Rahu significa o plano material, significa tudo aquilo que desejamos ter (casa, carro, status, profissão, casamento, sabedoria, etc.); Ketu significa o mundo espiritual, a lição aprendida na vida anterior. Assim, em cada mapa, é possível ver o que uma pessoa veio fazer nesta encarnação.

Por exemplo: digamos que o Rahu de uma pessoa ‘x’ se encontra na casa 1 e consequentemente o Ketu estará na casa 7 no mapa astral de x. Isso significa que o Rahu na casa 1 (casa que simboliza o “self”, a personalidade de cada indivíduo) vai fazer com que x caminhe na direção do “self”, ou seja, que pense mais em si mesmo do que nos outros, que prefira ficar sozinha a ficar na companhia de outras pessoas, que aprenda a confiar em si mesma. Isso acontece porque o Ketu da pessoa x, que está na casa 7, indica que esta já aprendeu a se relacionar com os outros, já que a casa 7 representa os relacionamentos e as parcerias em geral.

O Rahu significa também obsessão. No exemplo dado acima, a obsessão da pessoa ‘x’ será ela própria. O que a tornará um ser egoísta aos olhos dos outros. E com o Ketu na casa 7, mostra que a pessoa x tem pouco interesse em fazer parcerias (aí estão incluídos os casamentos, negócios ou qualquer outro tipo de trabalho em parceria).

É importante ter em mente que a astrologia aponta as preferências de uma pessoa. Esta não impõe um único meio de vida, nem decide o caminho por você.

Há muito mais para ser explicado, mas ficará para outros posts. See you soon then.        

 Image símbolo do Nodo norte (Rahu) no mapa astrológico ocidental 

Uma opinião sobre “Astrologia védica – eixo cármico rahu e ketu

Deixe um comentário